Webmail do IQ

  1. Programa Químico de Petróleo e Biocombustíveis PRH 20.1-ANP (Gestão FINEP) Edital 03.2021

    À Comunidade do Instituto de Química

     

    O Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP (gestão FINEP) PRH 20.1, tendo como instituição executora a Universidade Federal do Rio de Janeiro, denominado “Programa de Recursos Humanos Químico de Petróleo e Biocombustíveis – PRH20.1” (PROCESSO ANP Nº 48610.200800/2019-95), com ênfase no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, torna público o processo de cadastramento de projetos para a NOVA Carteira de Projetos do Programa.

    Esta Carteira de Projetos tem a finalidade de dispor os projetos que poderão ser escolhidos pelos futuros bolsistas do Programa. Primeiro, é realizada a seleção de novos bolsistas que posteriormente, deverão escolher os seus projetos de interesse.

    Portanto, convidamos todos os docentes interessados em se tornarem orientadores do PRGH 20.1 a enviar os seus projetos de pesquisa que serão, após análise de conformidade, publicados na página do Programa. Somente os projetos que constarão na Carteira de Projetos poderão ser escolhidos pelos futuros bolsistas do Programa (https://www.iq.ufrj.br/prh20/).

    É importante ressaltar que a Carteira de Projetos que se encontra atualmente na página do Programa será invalidada, sendo permitido, no entanto, o reenvio de projetos anteriores, desde que estejam conforme o Edital. O não envio de projetos para a NOVA CARTEIRA DE PROJETOS será considerado como não interesse em participar do Programa.
     
    Somente serão aceitos envios dos formulários para os e-mails que constam no Edital: prh20@iq.ufrj.br com cópia para prhiqufrj@gmail.com
     
    Acesse o Edital e seus Anexos
     
    Jussara L Miranda
    Coordenação Programa Químico do Petróleo e Biocombustíveis – PRH 20 

    notícia completa...

  2. Defesa de TCC de graduação em Licenciatura em Química faz parceria com a equipe de Libras do Acessibilidade IQ

    No dia 28 de abril de 2021, produzimos a primeira TCC com equipe de Libras e com público parcialmente de surdos.

    Da considerável audiência de mais de 50 pessoas, havia 6 surdos que discutiram alguns aspectos do ensino de Química para os surdos no chat e em Libras com a tradução de um dos nossos intérpretes, estudante do curso de Letras-Libras da UFRJ.

    No momento da defesa, para esse momento, foi montada a equipe com 3 intérpretes em esquema de revezamento a cada 15 minutos. Essa equipe veio do projeto de extensão que o setor de Acessibilidade coordena, e seus participantes, todos alunos de graduação e Iniciação Científica.

    Hoje, a aluna, já professora, está compondo a turma de 2021 do Curso de Mestrado em Ensino de Química do PEQui. Kelly fez a seleção para essa turma no último concurso de seleção do PEQui.

    Para que possam sentir um pouco do que foi a defesa da então aluna Sílvia Kelly Mendes da Costa, compartilhamos os vídeos hospedados no Canal de Youtube “Química Acessível” com vocês. Confiram!

    notícia completa...

  3. [ARTIGO REVISTA EXPRESSA EXTENSÃO – UFPel] ENSINO DE QUÍMICA E LIBRAS: REFLEXÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS

    Cristiana de Barcellos Passinato, Eduardo Andrade Gomes, Kevin Lopes Pereira, Raquel Alves Bozzi, Nathália Barros Ferreira

    Resumo

    O trabalho em questão trata-se de uma ação do projeto de extensão universitária denominado “Acessibilidade em tempos de quarentena e a Covid-19” da sessão de Acessibilidade do IQ-UFRJ. O evento foi realizado envolvendo os autores, culminando em uma apresentação em formato de live, devido a atual pandemia vivida. O objetivo desse projeto é realizar, dentre outras ações, comunicações em formato virtual para difundir informações e gerar saudáveis debates entre a comunidade universitária e o público em geral, sobre a questão da inclusão e da acessibilidade, principalmente no contexto contemporâneo e mundial.  A live em pauta consistiu em uma atividade resultante de um processo extremamente cuidadoso, em que estudantes e profissionais debateram aspectos relacionados ao ensino de Química e à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Tal sistematização circunscreveu a apresentação, em Libras, com interpretação simultânea para o Português, de quatro perspectivas em torno da educação Química para surdos, a saber, (i) experiências quanto à atividades em um projeto de extensão de educação bilíngue; (ii) a semiótica na sala de aula inclusiva a surdos; (iii) a formação de professores de Ciências da Natureza e a educação de surdos; e (iv) a relação entre os professores e os intérpretes educacionais de Libras-Português em sala de aula; seguida de uma discussão com os espectadores. O resultado foi gratificante para todos os envolvidos, em virtude da possibilidade de reunir e compartilhar atuais e relevantes questões no que tange ao ensino de Química para surdos.

    Palavras-chave

    Ensino de Química. Intérpretes. Libras. Professores. Surdos.

    Texto completo:

    PDF EPUB

    https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/20588

     

    O vídeo ao qual o artigo se refere é a live realizada pelo Acessibilidade IQ abaixo, assista:

     

    Link EduCapes da comunicação/live: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585931

    notícia completa...

Pesquisar

Search
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Filter by Custom Post Type

Biblioteca de informativos


Arquivo de notícias



Conheça