Laboratório de Espectroscopia de Fotoelétrons na Região de Raio-X – XPS

A Espectroscopia de Fotoelétrons na região de Raio X (XPS) é uma técnica analítica baseada no efeito fotoelétrico, elucidado por Einstein em 1905, cujo princípio fundamental é a interação de fótons com a matéria e a consequente ionização de elétrons. A grandeza medida pela técnica é a energia cinética dos elétrons ejetados, através da qual é calculada a energia de ligação, que é característica de cada orbital de um elemento químico.

Através de uma varredura em energia cinética, é possível obter espectros que fornecem informações sobre a composição elementar, a estequiometria, o estado químico e eletrônico dos elementos que compõem um material. É importante ressaltar que, por ser uma técnica com alta sensibilidade à superfície, não é indicada para se obter informações sobre o volume do material.

AMOSTRAS: Sólidas (pó, filmes), secas, não sublimáveis, resistentes ao ultra-alto vácuo, e ao raio X.

INSTRUMENTAÇÃO: Espectrômetro da Thermo Scientific ESCALAB 250Xi. Pressão base de 5×10-9 mbar. Fonte de radiação monocromática de raios X AlKα (1486,6 eV). Analisador hemisférico. Software Avantage.

DADOS DE SAÍDA: txt ou planilha eletrônica.

LOCALIZAÇÃO: 4º Andar. Sala 402.

CONTATO: A solicitação de análise pode ser realizada via email labxps@iq.ufrj.br, ou presencialmente. A entrega de amostras pode ser efetuada presencialmente ou enviadas pelos Correios, para o endereço abaixo: Avenida Athos da Silveira Ramos, nº 149, Bloco A – 4º andar. Salas 402 e 408. Centro de Tecnologia – Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ, CEP: 21941-909.

O envio de amostras pelos Correios deve ser rastreado pelo usuário e este fica responsável por avisar ao responsável do labXPS que o objeto foi entregue para que este proceda à retirada no setor pertinente.

A entrega dos dados, crus ou tratados, dependendo da solicitação do usuário, será realizada via email labxps@iq.ufrj.br.

Departamento: Físico-Química
Localização: Av. Athos da Silveira Ramos, nº 149, Bloco A – Sala A-402
Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ.
CEP: 21941-909

Telefone: +55 (21) 3938-7178