Laboratório de Química Supramolecular e de Sólidos – LQSS

.
O Laboratório de Química Supramolecular e de Sólidos (LQSS) está localizado no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no bloco A do Centro de Tecnologia. O LQSS tem como missão a formação de recursos humanos de alta qualificação para atuação acadêmica e/ou em centros de pesquisa nas áreas de química de materiais, química supramolecular, catálise e síntese orgânica.

Além das instalações laboratoriais, o LQSS conta ainda com uma sala para reuniões e para estudo, bem como uma sala de computadores para tratamento de dados.

O laboratório está equipado com os equipamentos necessários para o trabalho na área de química de materiais e catálise. No que tange a suporte, o LQSS conta com a infraestrutura do seguintes laboratórios multiusuários do IQ/UFRJ:

.
Desta forma, os estudantes e pesquisadores do LQSS têm acesso aos seguintes equipamentos:

• Cromatógrafo a gás equipado com detector de massas (CG-EM);
• Cromatógrafo a gás;
• Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (200 MHz);
• Espectrômetro para análises de XPS;

• Espectrofotômetro para análises no UV-Vis (com refletância difusa);
• Espectrofotômetro por transformada de Fourier no infravermelho;
• Microscópio Raman;
• Analisador elementar CHN;
• Analisador térmico DTG;
• Analisador de área superficial por BET;
• Difratômetro de raios-X de pó;
• Potenciostato/Galvanostato para caracterização fotoeletroquímica; e
• Dip-coater.
.

O Laboratório possui as inframencionadas linhas de pesquisa:
.

• Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados a base de  hidróxidos duplos lamelares para aplicação como catalisadores;
• Desenvolvimento de sistemas híbridos Inorgânicos-Orgânicos para aplicações em terapia fotodinâmica;
• Desenvolvimento de materiais nanoestruturados para aplicação no âmbito das células solares sensibilizadas por corante;
• Compostos de inclusão de ciclodextrinas com substratos para aplicações tecnológicas e na área de saúde;

• Catálise organometálica; e
• Metais de transição em síntese orgânica.

Departamento: Química Inorgânica
Localização: Av. Athos da Silveira Ramos, nº 149, Bloco A – Sala 641
Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ.
CEP: 21941-909

Telefone: +55 (21) 3938-7248