Mídia
Na mídia
Últimas notícias
ATENDIMENTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Cara comunidade do IQ, Caso tenham conhecimento se há algum professor que esteja em suas turmas lecionando para algum aluno com deficiência ou necessidades educacionais específicas, estamos oferecendo uma monitoria especializada remota, com uma monitora da licenciatura em Química EaD que foi preparada por mim e é mãe de um menino com deficiência, por isso, ela tem muito jeito com eles, além de ser excelente aluna, relatado até por coordenação. Ela já está atuando comigo via whatsapp e meet com os alunos e temos tido bastantes avanços. Os docentes da analítica e geral e inorgânica estão se mostrando bem... Ler mais →
Acessibilidade IQ no Festival do Conhecimento da UFRJ
LINKS DAS ATIVIDADES AO VIVO DA SEMANA: TODAS AS ATIVIDADES TERÃO INTÉRPRETES/TRADUTORES DE LIBRAS PORTUGUÊS EM TODAS AS NOSSAS ATIVIDADES DESENVOLVEREMOS A PRÁTICA DA ÁUDIO E AUTO DESCRIÇÃO. EM TODAS AS NOSSAS ATIVIDADES ORIENTAREMOS AOS AUDIENTES QUE UTILIZEM AS LEGENDAS DISPONÍVEIS PARA OS QUE NÃO OUVEM E QUE NÃO SABEM LIBRAS. TODOS CONVIDADOS! BOM FESTIVAL A TODOS! PLAYLIST DO NOSSO CANAL NO YOUTUBE COM TODOS OS VÍDEOS QUE PRODUZIMOS NO FESTIVAL DO CONHECIMENTO: FUTUROS POSSÍVEIS UFRJ – 2021: https://youtube.com/playlist?list=PLVRm-kV-Q-ctfcG8D0ijNL4JPtmx3-FYi 12/07/2021 13/07/2021 14/07/2021 15/07/2021 16/07/2021 Ler mais →
Aula da Acessibilidade IQ para os alunos de Licenciatura em Química do IQ-UFRJ
Defesa de TCC de graduação em Licenciatura em Química faz parceria com a equipe de Libras do Acessibilidade IQ
No dia 28 de abril de 2021, produzimos a primeira TCC com equipe de Libras e com público parcialmente de surdos. Da considerável audiência de mais de 50 pessoas, havia 6 surdos que discutiram alguns aspectos do ensino de Química para os surdos no chat e em Libras com a tradução de um dos nossos intérpretes, estudante do curso de Letras-Libras da UFRJ. No momento da defesa, para esse momento, foi montada a equipe com 3 intérpretes em esquema de revezamento a cada 15 minutos. Essa equipe veio do projeto de extensão que o setor de Acessibilidade coordena, e seus... Ler mais →
[ARTIGO REVISTA EXPRESSA EXTENSÃO – UFPel] ENSINO DE QUÍMICA E LIBRAS: REFLEXÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Cristiana de Barcellos Passinato, Eduardo Andrade Gomes, Kevin Lopes Pereira, Raquel Alves Bozzi, Nathália Barros Ferreira Resumo O trabalho em questão trata-se de uma ação do projeto de extensão universitária denominado “Acessibilidade em tempos de quarentena e a Covid-19” da sessão de Acessibilidade do IQ-UFRJ. O evento foi realizado envolvendo os autores, culminando em uma apresentação em formato de live, devido a atual pandemia vivida. O objetivo desse projeto é realizar, dentre outras ações, comunicações em formato virtual para difundir informações e gerar saudáveis debates entre a comunidade universitária e o público em geral, sobre a questão da inclusão e da... Ler mais →