Plataformas digitais de aprendizagem – Ensino Remoto
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- Contato do comitê de biossegurança IQ, CT e UFRJ
- Perguntas Frequentes – FAQ`s
Ações na Pandemia – Plataformas digitais de aprendizagem – Ensino Remoto
Tutoriais de suporte TIC UFRJ
- Qual sistema de videconferência usar?
- Tutorial do Jitsi Meet
- Tutorial da Conferência Web RNP
- Tutorial do Google Meet
- Tutorial do Google Hangout
- Tutorial do Cisco WebEx Cloud
- Tutorial do Scopia (Computador)
- Tutorial do Scopia Mobile (Smartphone)
- Tutorial da Nuvem UFRJ
- Tutorial do Google Drive
- Tutorial do Chat TIC/UFRJ
Formação e treinamentos para o Ensino Remoto
- Treinamento no Google Classroom ministrado por docente do IQ (Prof. Thiago Messias Cardozo, Coordenador do curso de Química) a 25 membros da comunidade, incluindo docentes, alunos e TAEs.
A sala de aula criada para o treinamento está aberta para visitação. Para ingressar basta acessar a plataforma Google classroom > clicar no ícone “+” no canto superior direito > participar da turma. Será solicitada a inclusão do código a seguir: u53h2tk
- Treinamento na Plataforma AVA@UFRJ – Coordenação: CT e NCE-CCMN: prof. Ricardo Caiado – NCE/UFRJ
-
Treinamento em plataformas Google Classroom (Coordenação: NCE-CCMN: Mestrando Emerson Lima – TIC/UFRJ)
Sugerido pelo palestrante: Documentação da Suíte do Google com foco para educação.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs: Tutoriais
Materiais sobre o ambiente Moodle
– Moodle | Introdução (https://youtu.be/kxX1IzvkY4Y)
– Moodle | Escolha (https://youtu.be/-iXx7C-bWr8)
– Moodle | Chat (https://youtu.be/qEMvWCpn6qA)
– Moodle | Glossário (https://youtu.be/0F2nvpCi8YU)
– Moodle | Questionário (https://youtu.be/oa3eoIWR6QU)
– Moodle | Wiki (https://youtu.be/O-qw4vs2_LY)
– Moodle | Tarefa (https://youtu.be/mETzlWBGd-Y)
– Moodle | Pesquisa (https://youtu.be/OdBWRDSBwbA)
– Moodle | SCORM (https://youtu.be/Jj5EenrOkSE)
– Moodle | Base de dados (https://youtu.be/m_6id-OIMvc)
– Moodle | Lição (https://youtu.be/YViEuGsrEh4)
– Moodle | Livro (https://youtu.be/6NdYUu6pVzM)
– Moodle | Arquivo (https://youtu.be/0oyJJwHt53U)
– Moodle | Pasta (https://youtu.be/nrDy3Qsq2zY)
– Moodle | URL (https://youtu.be/0CCguqEQ2m0)
– Moodle | Rótulo (https://youtu.be/lcvGYCpo6IQ)
– Carregando uma apresentação (https://youtu.be/BQ0Dnnmj42U)
– Webcam x apresentação (https://youtu.be/-gFdQrKHTtk)
– Gravando a webconferência (https://youtu.be/vwDYndGfv68)
– Compartilhamento de tela (https://youtu.be/HS_6lU8PKlw)
– Rabiscando a apresentação (https://youtu.be/nw_YNu6fE64)
– Apresentando video do YouTube (https://youtu.be/xpKUoQHlSpk)
– Salas de apoio (https://youtu.be/sQ7ZcFqEItY)
– Comunicação entre participantes (https://youtu.be/aqBN22YYdIA)
– Enquetes durante a apresentação (https://youtu.be/Y3t3CRjVcZ8)
– Controlando os participantes (https://youtu.be/Q8zIPSyfxU4)
– Configuração e encerramento (https://youtu.be/E6XyRaRV_OI)
– O que é o Microsoft Teams e por que eu usaria?
– O que é uma equipe?
– Como posso obter uma equipe?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=184&artlang=pt-br
– Como adicionar material de aula no Microsoft Teams?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=185&artlang=pt-br
– Como criar tarefas no Microsoft Teams?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=186&artlang=pt-br
– Como corrigir de tarefas no Microsoft Teams?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=187&artlang=pt-br
– Determinado aluno/membro já foi adicionado à turma/equipe, mas não consegue acessar. Como posso resolver?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=203&artlang=pt-br
– Como ingressar como convidado no Microsoft Teams (e-mail externo)?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=191&artlang=pt-br
– Como gerar um link de acesso para uma equipe no Microsoft Teams?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=207&artlang=pt-br
– Como baixar (download) a gravação feita em uma reunião/aula?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=208&artlang=pt-br
– Como criar um canal privado no Microsoft Teams?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=226&artlang=pt-br
– Como recuperar um arquivo deletado acidentalmente no Microsoft Teams?
Passo a passo:
https://www4.pucsp.br/faq/index.php?action=artikel&cat=48&id=236&artlang=pt-br
– Como remover uma pessoa de uma reunião?
Passo a passo:
– Como carregar uma gravação de reunião do Microsoft Teams para Stream?
https://docs.microsoft.com/pt-br/stream/portal-upload-teams-meeting-recording
– A plataforma Microsoft Teams possui o recurso “whiteboard”?
– A licença para o uso do Microsoft Teams perdurará por todo o PLE? Além do uso para reuniões, existe recomendação do uso da plataforma para as aulas remotas?
O IQ tem direito sobre o Teams desde quando a plataforma ainda se chamava Microsoft Lync, depois Skype for Business e agora Microsoft Teams. Não haverá expiração nem bloqueio de uso após Setembro de 2020.
O Teams é uma ferramenta que sempre esteve disponível à comunidade do IQ antes mesmo da pandemia do COVID-19 e seu uso vai continuar com todas as suas funcionalidades mesmo pós-pandemia.
Sobre as aulas remotas, o Teams é feito para isso. Basta criar uma equipe como Classe e utilizar esta equipe para a disciplina, pode-se inclusive aplicar provas pela plataforma.
Informações adicionais:
https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/teams/default.aspx
– Conflito ao acessar o Microsoft Teams em instituições diferentes
Dúvida: Acessei o teams para fazer um curso em outra instituição. Para acessar pela UFRJ, houve conflito: apesar de ter entrado com o login da UFRJ, registrado senha, a senha não é validada. Quando solicito nova senha, recebo a informação que isto não é possível e que devo entrar em contato com o administrador.
Resposta: A senha a ser utilizada é a mesma do Instituto de Química. Deve-se sempre utilizar essa senha para entrar na plataforma. Como teste pode verificar a conectividade pelo https://portal.office.com e em seguida selecionando o Teams.
– Por que apareço como convidado em uma reunião?
Dúvida: Ao ser inserida em reuniões virtuais pelo teams marcadas por outros, só apareço como convidada e na maioria das vezes, não consigo ativar a minha câmera, apesar dela se encontrar aberta e ativa.
Resposta: O e-mail de convite tem que ser o do Instituto de Química, se foi utilizado um e-mail externo entra mesmo como convidada.
Baixar relatório de participantes da reunião:
Organizar de forma direta a ordem de pronunciamento das reuniões:
Questionários para debates com relatório direto:
Colocar legenda automática nas reuniões:
Colocar pauta quando a reunião é agendada e fazer anotações sobre a mesma durante a reunião:
Criar uma votação durante a reunião:
Tutoriais de aplicativos voltados ao Ensino Digital
- Gravação de aulas: Power Point – Vídeo Exemplo
– Gravação de narrativas com uso da ferramenta Power Point e inserção de vídeo no AVA@UFRJ – Oficina. https://youtu.be/kOFrNIAtqDA
- Tutoriais elaborados pelo professor Marcoaurélio Almenara Rodrigues (Departamento de Bioquímica)
Instalando o Onedrive
Instalação do Office 365 parte 1Instalação do Office 365 parte 2Integração Teams e OnedriveCriando uma TurmaInserir Alunos parte 1 de 3Inserir Alunos parte 2 de 3Inserir Alunos parte 3 de 3
Avaliação
- Moodle: porquê e como fazer as questões e o banco de questões, inclusive mostrando como preparar um arquivo diretamente num editor de texto de depois importá-lo (https://youtu.be/Y9DYc5nVw0c)
- Moodle: como criar e configurar a prova e como fazer a revisão geral da mesma antes de aplicá-la (https://www.youtube.com/watch?v=sC0oCGzxK-w)
- Moodle: como aplicar a prova e coletar os resultados, mostrando os muitos recursos de correção, conferência e análise da plataforma (https://www.youtube.com/watch?v=ehtgmW8NBGg)
- Boas práticas para a realização de testes ou exames on-line
– Métodos e ferramentas para avaliações tradicionais no ensino remoto. (https://youtu.be/_lmTvJLg-AI)
Laboratórios Remotos e Simulações
• RELLE – Ambiente de Aprendizagem com Experimentos Remotos
Plataforma RELLE disponibiliza experimentos remotos, além de material didático de apoio com exemplos de sequências didáticas que podem ser replicadas em sala de aula. Acesso gratuito.
• LabsLand – Real Laboratories, on the internet
Desenvolvida na Universidade de Deusto (Espanha), disponibiliza laboratórios remoto relacionados a disciplinas STEM. Normalmente, o LabsLand disponibiliza dois tipos de acesso (gratuito e premium), entretanto por conta do COVID-19 o LabsLand está provendo acesso gratuito a escolas e universidades em todo site (mais informações aqui).
Laboratório virtual: software com diversos experimentos sobre equilíbrio químico, solubilidade etc.
• Go-Lab https://www.golabz.eu/
Plataforma desenvolvida na Universidade de Deusto (Espanha) que disponibiliza inúmeras simulações e aplicativos relacionados a disciplinas STEM. Acesso gratuito. Há dezenas de simulações, experimentos virtuais disponíveis. Alguns podem ser executados no próprio navegador web; outros, funcionam como um app.
• PhET https://phet.colorado.edu/pt_BR/
Plataforma que disponibiliza acesso a simulações voltadas a prática de Física. Possui a possibilidade de acesso offline. Acesso gratuito. Temas com várias simulações disponíveis: Movimento; Som & Ondas; Trabalho, Energia & Potência; Calor & Termometria; Fenômenos Quânticos; Luz & Radiação; Eletricidade, Ímãs & Circuitos.