Acessibilidade
Baixe o nosso “Guia de Boas-Vindas aos Calouros do IQ” do nosso setor
https://drive.google.com/file/d/1ELdUwKhblMP-A4dPH47W9kSHIX7M-loi/view?usp=sharing
Conheça nossa cartilha. Baixe e leia as orientações do Setor de Acessibilidade aos docentes no retorno presencial.
https://drive.google.com/file/d/1iJwKhbxsDfMh7MBu6c52f-VrJHDmJfZ8/view?usp=sharing
Querid@s, gostaria de compartilhar um dos trabalhos realizados no GPIS (Grupo de pesquisas em inclusão de Surdos) da UFRJ – Macaé:
“Estamos catalogando sinais dos medicamentos dispensadas pela farmácia popular. Outrora, pessoas surdas, médicos e farmacêuticos não tinham esses sinais específicos (chamados sinais-termo) para atendimento e comunicação.
Sigam nosso instagram: @gpis.ufrj
E compartilhem nosso trabalho!”
Link da playlist com os sinais-termo do tema “Farmácia Popular” produzidos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLkQvaUEU7XnUMZcGMr9A07MK6m0oA-aoF
IX SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO
UFRJ – EDIÇÃO XVI ANOS DO PCCTAE: O QUE TEMOS AGORA?
NOVEMBRO 29, 2021 – DEZEMBRO 3, 2021
Caderno de Resumos
(clique e procure pelo trabalho)
ARTIGO SELECIONADO
QUER SABER O QUE É O ACESSIBILIDADE IQ?
AGORA TAMBÉM TEMOS TELEGRAM: t.me/acessibilidadeiq
Interessados em saber sobre as políticas da UFRJ de ações afirmativas
ESTÁ PRECISANDO DA AJUDA DA ACESSIBILIDADE IQ?
Olá, me adicione no WhatsApp: https://wa.me/qr/6U6HT2GVT3OEN1
E-MAIL: acessibilidade@iq.ufrj.br
MURAL DAS NOTÍCIAS IMPORTANTES
ATENÇÃO
Caros alunos que estão fazendo disciplinas no IQ-UFRJ, por favor, elaborei um formulário para ajudar na comunicação e suas necessidades, para isso preciso que quem estiver com matérias no IQ respondam no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScrmMxQTx3nPs3e6LrONyootSYSti_7K0Kk_SbEvtjTLbef1g/viewform
O Acessibilidade IQ e o projeto de extensão “Acessibilidade em tempos de pandemia e Covid-19” na programação oficial do mês da SNCT – UFRJ 2020! Veja no canal da PR5/Extensão UFRJ
Lives já realizadas pelo “Acessibilidade IQ”
Projeto de extensão
“Acessibilidade em tempos de quarentena de Covid-19”
Confira a equipe completa em “Membros”
Primeiros passos
- Seleção (realizando-se à medida em que chegam requerimentos de novos extensionistas);
- Reunião de seleção (sempre marcada mediante chegada de novos requerimentos);
- Capacitação dos extensionistas (continuada);
- Divisão de tarefas e formação de equipe [os alunos foram divididos em grupos de trabalho (GTs)];
- Criação de programação e fluxo de atividades (fluxo contínuo);
- Criação de conteúdo para postagem nas redes sociais (em andamento/sempre em atividade);
- Mini-cursos de formação continuada para docentes, servidores e monitores do IQ (em andamento/turma de 2021-1º semestre até junho – todos os semestres).
PARCERIAS
Programação de Lives/Confiram!
Disciplina de pós-graduação e formação monitores e facilitadores de aprendizagem DIRAC
Totalmente EaD:
Realizada em: plataforma Moodle; ambientes: Telegram/Whatsapp e envio de avaliações: e-mail.
EMENTA DA DISCIPLINA – INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA – CEEQUIM
Proposta da disciplina:
Ensino de Química Acessível e Inclusivo (clique e conheça o conteúdo no blog da disciplina)
Docente:
Prof. Ma. Cristiana de Barcellos Passinato
TAE – IQ-UFRJ / Coordenadora do Setor de Acessibilidade/SIAPE: 1763757
Coordenação NAPES Metro III – CE – DRP – MIII – SEEDUC-RJ)/Mat.: 09666967/ID: 04394682
Titulação: Mestre (doutorado em andamento)
Objetivos:
Fazer com que o professor em exercício matriculado no curso seja capaz de à luz das leis sobre o tema desenvolva estratégias e ferramentas para criação de aulas, avaliações, práticas e materiais didáticos na perspectiva inclusiva, usando alguns conceitos e recursos necessários da educação especial.
Ementa:
Noções básicas sobre legislação da área da Inclusão e Acessibilidade.
Noções básicas sobre as principais tipologias de deficiência, transtornos e necessidades específicas educacionais.
Sensibilização quanto ao olhar e prática de ensino inclusiva com alunos incluídos em sala de aula de ensino regular.
Noções básicas e prática da construção de documentos, relatórios, adaptações curriculares e avaliações adaptadas.
Noções básicas sobre Tecnologias Assistivas.
Estímulo e desenvolvimento de material adaptado para alunos com deficiência e necessidade específica educacional na área de ensino de química.
Metodologia:
Oferecimento de material didático a cada tópico criado durante a semana de trabalho.
Abertura de fórum de discussão incluindo uma questão problematizadora.
Avaliação:
Respostas às discussões e questões propostas do fórum.
Atividade no final da disciplina no AVA.
Trabalho escrito sobre o desenvolvimento de algum recurso acessível para ensino de química.
(se possível)
Seminário presencial apresentando o material produzido e suas funcionalidades para os demais colegas de turma.
Bibliografia:
Serão propostos artigos da área de educação inclusiva e especial, além de iniciativas de desenvolvimento dessa perspectiva no Ensino de Química.
Alguns documentos que foram marco para Educação Inclusiva na perspectiva Especial:
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008.
BRASIL. História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2010.
UNESCO. Declaração de Salamanca. 1994.
Dentre outros documentos e legislações importantes que serão oferecidos.
Produção de material
Defesa de TCC com equipe de Libras com parceria do Acessibilidade IQ
Confira o texto da notícia clicando aqui
Química Acessível
Este vídeo trada das dificuldades dos surdos em receber conhecimento sobre ciências de um modo geral devido às dificuldades linguísticas.
O material foi elaborado para a disciplina “Divulgando as Nossas Teses” da Pós-graduação do Instituto de Bioquímica Médica, coordenada pelos Professores Marcus Oliveira, Marcius Almeida, Carla Polycarpo e Gabriela O. Paiva-Silva.
Vídeo produzido por Cristiana Passinato, aluna de Doutorado do Prof. Hatisaburo Masuda pelo programa de educação.
Fonte: Site IBqM
A história de como foi produzido o vídeo/animação acima virou capítulo de livro na Atena Editora:
O Conhecimento Científico na Química:
Capítulo 7
Formação, aulas, palestras
Live com projeto SustentUERJ – UERJ – Maracanã
Aula para Licenciatura em Química da UFF de Volta Redonda: “Inclusão e Acessibilidade”
Café com Pibid dos alunos do IQ da UFRRJ (Rural)
Download de material do Curso SAEECOP – MEC
Aproveite do material riquíssimo e muito esclarecedor do curso oferecido pelo MEC em setembro (1ª fase) e outubro e novembro (2ª fase):
Drive do Google sempre em construção até o final do curso: clique aqui
Destaques – COVID-19
Confira novo artigo em Publicações
Clique nas imagens
Indica-se a leitura de alguns textos produzidos nos links abaixo (clique nas imagens)
Publicação relevante para o combate do COVID-19
(acessível e baseada em publicação oficial da OMS)
Quebrando mitos e tirando dúvidas sobre a doença chamada de COVID-19 transmitida pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)
BAIXE A PUBLICAÇÃO
Tradução e adaptação do material do “Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public: Myth busters” (link), da World Health Organization (Organização Mundial de Saúde) – WHO, para a língua portuguesa, por Mariana D. Ribeiro e Maria Júlia M. Antunes. Revisão: Professoras Sonia Vasconcelos e Martha Sorenson. Apoio técnico: Fábio R. Alencar. Laboratório de Ética em Pesquisa, Comunicação Científica e Sociedade (LECCS), Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências – Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). http://www.leccs.bioqmed.ufrj.br/novo-coronavirus
Textos produzidos pelo Setor de acessibilidade
TEA e Covid-19
As pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) oferecem um campo de estudo constante, pois eles são indivíduos que apresentam funcionalidades diversas e cada indivíduo apresenta um universo a parte. Porém, algumas das suas características principais e que são as que identificamos essas pessoas como classificadas TEA os colocam em um grupo de pessoas que podem não indicar diretamente um risco alto de contaminação do coronavírus. Porém sua rotina é imensamente afetada pela questão do isolamento social, a partir do momento que suas rotinas são afetadas acarretando na maior probabilidade de irritabilidade dentre as reações que esse tipo de indivíduo… Ler mais →
Cartilha visual e simplificada: “Como atender pessoas com deficiência” do Setor de Acessibilidade IQ-UFRJ
Muitas vezes não se sabe como agir mediante a situação de atender a uma pessoa com deficiência. Muitas vezes por faltar orientação, formação ou mesmo por nunca se ter deparado com esse tipo de atendimento. Pois foi assim que nasceu o material apresentado, dessa necessidade. O conteúdo da cartilha foi elaborado afim de atender às necessidades dos diversos setores do Instituto de Química e para a comunidade externa que desejar usar como guia orientador de atendimento a esse público em questão. A cartilha está em um formato visual e de linguagem simples, seu conteúdo será produzido de forma mais textual… Ler mais →
Sobre pessoas com deficiência e Covid-19
Sobre pessoas com deficiência e Covid-19 Muito pouco se encontra em literatura ou se fala sobre os cuidados com a pessoa com deficiência no cenário pandêmico atual, mas eles são potencialmente um grupo de risco. Algumas pessoas com deficiência não possuem nenhum risco, porém outras que são acometidas por comorbidades e até funcionalidades que requerem cuidados e suas mobilidades são reduzidas, sim, são possivelmente um grupo que precisam de um olhar muito cuidadoso. Outro aspecto recorrente é o que se destina às pessoas que precisam de alguém, de um cuidador ou responsáveis para tratar de suas questões, sua higiene. Essas… Ler mais →
Localização
A Comissão de Acessibilidade agora está em uma sala localizada no 7º andar, onde ficava a Assessoria de Segurança do IQ, entre as salas da Extensão e Compras, no corredor dos setores administrativos do Gabinete da Direção.
Nosso ramal é o 3938-7105.
O local será destinado às reuniões da Comissão de Acessibilidade.
O canal mais eficiente para marcação de algum horário para atendimento de professores, alunos, responsáveis é o nosso e-mail: acessibilidade@iq.ufrj.br
Faça parte do nosso Facebook:
https://www.facebook.com/acessibilidadeiqufrj
Instagram:
http://instagram.com/acessibilidadeiqufrj
Informações
Canal da Acessibilidade IQ
Ramal: 7105
Outros links para informações sobre Acessibilidade na UFRJ
SOS VACINAÇÃO – ATENÇÃO PcD!!
Vídeo sobre vacinação./
Lado direito vídeo de animação sobre fundo cinza.
Lado esquerdo a presença do intérprete de Libras com camisa preta, cabelos e barba castanhos sobre um fundo branco.
O vídeo é uma produção do Projeto Surdos-UFRJ do Instituto de Bioquímica Médica.
Direção e animação de Diego Gonzales, roteiro e locução de Luísa Picanço, interpretação em Libras com Felipe Giraud, consultoria científica de Vivian Rumjanek, coordenação geral de Júlia Barral.
Saiba quando levar seu caso à Ouvidoria
Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (Fórum PAI)
Mais informações sobre orientações e notícias sobre assuntos ligados à educação especial, inclusiva e acessibilidade:
- Blog: https://quimicacessivel.wordpress.com
- Facebook: https://www.facebook.com/quimicacessivel/
- Grupo Facebook (discussão entre profissionais do ensino de química): https://www.facebook.com/groups/quimicacessivel/
- Instagram: https://www.instagram.com/quimicacessivel/
- Twitter: https://twitter.com/quimicacessivel