Gerardo Gerson Bezerra de Souza

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6122449364388790

Linhas de pesquisa: Espectroscopia Molecular

Informações:

Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRJ (Programa nota 7 da CAPES). Dentre os cargos de relevância acadêmico-científica que ocupou destacam-se os de membro (dois mandatos) e coordenador do Comitê Assessor de Química (CA-QU) do CNPq, Chefe e Vice-Chefe da Divisão de Físico-Química da Sociedade Brasileira de Química, Coordenador da área de Química da FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Físico-Química e Chefe do Departamento de Físico-Química da UFRJ. Foi membro do Comitê Executivo para criação do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (1984-1985) e Ombudsman desse Laboratório (2002-2007). Foi membro do corpo editorial dos periódicos Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society além de editor Associado, a convite, de um número especial (2007) do Journal of Electron Spectroscopy and Related Phenomena (Elsevier). Publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados e mais de 250 trabalhos em anais de eventos. Fator h 20 (web-of-science). Possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 10 produtos tecnológicos e outros 8 itens de produção técnica. Orientou 13 teses de doutorado, 12 dissertações de mestrado, 3 pós-doutorados, além de ter orientado mais de 50 trabalhos de iniciação científica e 7 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Química, Física e Astronomia. Recebeu diversos prêmios e/ou homenagens acadêmicas. Atua na área de Química, com ênfase em Físico-Química (Espectroscopia Molecular). Premiado com Bolsa de Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, Rio de Janeiro) 1999 – 2008. Foi chairman e co-chairman de eventos científicos internacionais. Revisor de periódicos científicos internacionais e tem atuado como consultor ad-hoc de Órgãos de Fomento. Fez diversas apresentações orais, a convite, em reuniões científicas nacionais e internacionais.