Waldmir Nascimento Araújo Neto
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química
E-mail: waldmir@iq.ufrj.br
Telefone: +55 (21) 3938-7369
Departamento: Química Orgânica
Escritório: Sala 624-B
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4908905422036211
Página pessoal: Barroco
Linhas de pesquisa: Semiótica e Representação; Filosofia da Química; Conteúdos Didáticos e Processos Inovadores em Ensino para Tecnologias Móveis; Teoria Estrutural e Valência na Química
Informações:
Possui Graduação em Engenharia Química (1994) e Licenciatura Plena em Química (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2002). É doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2009), membro do Lapeq – Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química e Tecnologias Educacionais e do NAPIEC – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Inovação em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ), vice-coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE-CAPES) da UFRJ e membro do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFRJ, colaborador junto ao Laboratório Didático de Química – LaDQuim da UFRJ, e Lider do Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química – Leseq, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Química (PQGu) do IQ-UFRJ. Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (FRJ). Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais na área de Ensino de Química. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências, atua principalmente nos temas: Semiótica e Representação, Filosofia da Química, Conteúdos Didáticos e Processos Inovadores em Ensino para Tecnologias Móveis, Teoria Estrutural e Valência na Química. É membro da Associação Nórdica de Estudos Semióticos (NASS) e da Sociedade Internacional de Filosofia da Química (ISPC).