Notáveis da Química no Brasil e no Mundo
O objetivo principal desta seção é fornecer aos estudantes e interessados em ciência informações que, normalmente, não se encontram em livros textos sobre um pouco da vida e da obra dos grandes vultos da Química.
Nas disciplinas de química o estudante aprende um grande número de reações e memoriza seus nomes, sem saber, no entanto, como os seus descobridores chegaram até essas reações.
Todo o presente é um contínuo e são os fatos passados que desejamos apresentar aqui e comentar, para mostrar os alicerces da ciência química. Quanto mais os estudantes conhecerem esses tijolos, mais estarão aptos a compreender a evolução da química e motivados para aprenderem química nas disciplinas nos seus cursos.
A atividade científica como qualquer das atividades humanas está sujeita às ideologias, crenças, preconceitos e, sobretudo, a visão do mundo que tem o cientista.
Ciência e arte fazem parte da cultura. Tanto há beleza na maneira como um químico projeta arquiteturas moleculares como no modo de um artista desenhar formas e combinar cores numa tela. As estruturas moleculares como os conjuntos arquitetônicos, por exemplo as catedrais góticas, podem ser excitantemente belas.
Graças ao trabalho de alguns gigantes da Química, a espécie humana vive hoje muito mais e melhor do que no passado. Doenças, mortais há cem anos, são hoje curadas graças ao arsenal terapêutico produzido pela indústria químico-farmacêutica, e se não fossem as novas ligas metálicas e os polímeros resistentes, a Terra não teria se transformado na imensa aldeia global que é hoje, onde grandes distâncias são percorridas em horas pelos aviões supersônicos.
Por detrás de qualquer novo medicamento usado contra o câncer ou outra doença grave que aflige a humanidade e de qualquer material que permite a fabricação de naves espaciais para a conquista do cosmo, há quase sempre a participação de um gigante da Química.