[COMUNICADO] Acesso às contas de e-mail
- 29 de setembro de 2020
Esta mensagem é direcionada APENAS aos que possuem conta de e-mail com o domínio iq.ufrj.br, não atingindo aos alunos do IQ.
Creio que todos perceberam que nos últimos dias tivemos alguns problemas com o sistema de e-mail do IQ.
O diagnóstico feito pelo administrador do sistema (Vinícius Ferrão), foi de que estes problemas estariam relacionados a uma incompatibilidade entre o hardware do sistema e o software de controle das máquinas virtuais, possivelmente, devido a atualizações deste software não mais suportadas pelo hardware que, por sua vez, estavam causando instabilidades e derrubando os servidores.
Em razão disto e considerando que no presente momento uma atualização do hardware está fora de questão (devido ao custo), estamos realizando uma adaptação e adequando o sistema para utilização do correio eletrônico no Office365, igualmente como é todo o restante do software de colaboração, como o Teams e o Sharepoint por exemplo. No momento está sendo realizada a transferência de todos as contas para o novo sistema.
Portanto é provável que surjam problemas de acesso às contas devido a mudança de configuração dos servidores e, a fim de reduzir possíveis problemas, aqui vão algumas instruções para os casos já identificados:
1 – Acesso pelo https://webmail.iq.ufrj.br diz que houve um erro e não pode localizar a caixa postal.
Procedimento a ser realizado: tentar o login por https://outlook.office.com.
2 – Cliente de e-mail diz que a senha está invalida ou que não foi possível baixar as mensagens do servidor.
Procedimento a ser realizado: faça a reconfiguração do seu cliente de e-mail, lembrando que deve ser utilizado o tipo do servidor como Microsoft Exchange.
3 – Meu telefone parou de carregar minhas mensagens.
Procedimento a ser realizado: desinstalar e reinstalar a conta no aparelho.
4 – Mesmo reinstalando a conta, meu telefone Android continua não baixando as mensagens.
Procedimento a ser realizado: faça o download do Microsoft Outlook na PlayStore e passe a utilizar o Outlook como cliente de correio.
5 – O cliente e o e-mail do Macintosh diz que não foi possível estabelecer uma conexão com o servidor.
Procedimento a ser realizado: Ir até as “Preferências de sistemas”, em seguida, “Contas de Internet”, remova a conta do IQ e reconfigure o correio como Microsoft Exchange.
Atenciosamente,
Prof. Roberto Marchiori