27ª Semana da Química da UFRJ (08 a 12/04/2019)
A Semana da Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro é um evento acadêmico tradicional que está oficialmente incorporado há mais de duas décadas no calendário oficial do Instituto de Química da UFRJ. Este evento não tem fins lucrativos e é totalmente organizado pelos estudantes do Instituto de Química da UFRJ, tendo o pleno apoio da Direção e de todo o corpo docente e técnico de nossa Unidade.
No ano de 2019, a 27ª Edição da Semana de Química da UFRJ tem como tema “Os 150 anos do sonho de Mendeleev” e ocorrerá entre os dias 08 a 19 de abril, no Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ, localizado na Cidade Universitária.
Confira abaixo a lista dos Cursos, Palestras, Workshops e Visitas Técnicas a serem realizadas:
Cursos de 10 horas nos dias de segunda, terça, quinta e sexta de 8h00 até 10h30 com certificação Local: Auditório do CT Professores: Márcia Nogueira da Silva de la Cruz – IQ/UFRJ, Gabrielle Pereira das Neves – Farmanguinhos – FIOCRUZ e Igor Cunha Cardoso – FIOCRUZ Ementa: Bibliografia: Local: Bloco A Sala 521 do CT Professores: Fabio CS Nogueira – Unidade Proteômica – DBq/IQ -UFRJ, Magno Junqueira – Unidade Proteômica – DBq/IQ -UFRJ e Gilberto B. Domont – Unidade Proteômica – DBq/IQ -UFRJ Bibliografia: 1. The ABC´s (And XYZ´s) of peptide sequencing Local: Bloco A Sala 633 do CT Professor: Prof. Dr. André Filipe dos Ramos Martins Braz – UFPE Local: Bloco A Sala 611 do CT Professores: Tatiana Felix Ferreira – EQ/UFRJ, PETROBRAS e Débora Forte da Silva Lage – EQ/UFRJ, PETROBRAS Local: Bloco A Sala 624 do CT Professora: Daniela Alves Minuzzo – INJC/UFRJ Local: Bloco A Sala 530 do CT Professor: Prof. Gerardo Gerson Bezerra de Souza – IQ UFRJCursos pela manhã (segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 08:00 às 10:30 h)
Cromatografia em fase líquida e em fase gasosa
Pré-requisito desejado: Ter cursado as disciplinas dos quatro primeiros períodos da graduação de Química ou de cursos afins.
1. SKOOG, D.A.; WEST, D.M.; HOLLER, F.J., CROUCH, S.R. Fundamentos da Química Analítica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
2. AQUINO NETO, F.R.; NUNES, D.S.S. Cromatografia: Princípios Básicos e Técnicas Afins. Editora Interciência, RJ, 188 pp., 2003.Espectrometria de Massa Aplicada à Proteínas. Proteômica.
Resumo: Introdução à Proteômica e às Técnicas Proteômicas.
Proteínas, suas estruturas e conformações. Preparação de amostras. Dosagem de proteínas. Métodos cromatográficos para fracionamento de proteínas e peptídeos: exclusão molecular, fase reversa, troca iônica e afinidade. Desnaturação de proteínas. Enzimas e digestão de proteínas. Processamento de peptídeos e nanocromatografia líquida de fase reversa e multidimensionais. Espectrometria de massa (EM) aplicada a Proteômica: princípios e conceitos, métodos de ionização suave (ESI e MALDI), tipos de analisadores, acoplamento nLC – espectrômetro de massa. Proteômica bottom up, middle-down e top-down. Métodos químicos e computacionais para identificação e quantificação de peptídeos e proteínas. Target-proteomics. Modificações pós-traducionais de proteínas. Limitações, vantagens e desvantagens das diversas técnicas, seus erros comuns e perspectivas. Aplicações.
Hanno Steen and Mathias Mann
Nature Reviews (2004): 5, 699-711 doi:10.1038/nrm1468
2. Principles of Electrospray Ionization
Matthias Wilm
Molecular & Cellular Proteomics, doi 10.1074/mcp.M111.009407–1
3. Protein Analysis by shotgun/bottom-up proteomics
Zhang, Y., Fonslow, B., Shan, B., Baek, M-C and Yates, J.R.
Chem. Rev. (2013): 113(4), 2343-2394
4. Protein identification using MS/MS data
Cottrell, J.S.
J. Proteomics (2011): 74(10) 1842-1851 doi: 10.1016/j.prot.2011.05.014
5. Progress in Top-down proteomics and the analysis of proteoforms
Toby, T.K., Fornelli, L., and Kelleher, Neil
Annu.Rev Anal.Chem. (2016): 9(1):499-519 doi: 10.1146/annurev-anchem-071015-041550Fundamentos, prática e perspectivas da perícia e da pesquisa em Química Forense
Resumo: Este curso abordará o universo da Química Forense, desde o seu fundamento e princípios como sub-disciplina da Ciência Forense, passando por um aprofundamento dos métodos, técnicas e estratégias analíticas mais usados atualmente para resolver, na prática, alguns desafios recorrentes nas perícias, mostrando também algumas das mais inovadoras pesquisas acadêmicas no Brasil e internacionalmente, e terminando com alguns questionamentos relevantes sobre as perspectivas de futuro da área.Noções Básicas de Petróleo, Derivados e Refino no Brasil
Contepudo Programático:
1º Dia: Petróleo: origem e formação; composição, principais características e classificação; reservas mundiais de petróleo; principais produtores, consumidores e refinadores de petróleo no mundo (Tatiana Felix).
2º Dia: Principais derivados, suas propriedades e aplicações; volumes de importação e exportação de derivados no Brasil (Tatiana Felix).
3º Dia: Esquema de Refino; Principais Processos de Refino no Brasil: Destilação Atmosférica e a Vácuo; Craqueamento Catalítico Fluido (Débora Lage).
4º Dia: Principais Processos de Refino no Brasil (cont.): Coqueamento Retardado; Hidrotratamento; Geração de Hidrogênio; Reforma Catalítica; Recuperação de Enxofre (Débora Lage).Ciências Gastronômicas: a ciência por trás das preparações culinárias
Resumo:O curso, dividido em quatro encontros, busca introduzir os participantes no universo da cozinha através de uma abordagem que une a físico-química com a culinária. Passaremos desde conceitos introdutórios relacionados aos pesos e medidas e temperatura, até as preparações da chamada gastronomia molecular. A metodologia inclui a exposição teórica de alguns conceitos e premissas e a demonstração prática de algumas preparações.
Aula 1: Introdução (utensílios, equipamentos, pesos e medidas, densidade, viscosidade, calor e temperatura).
Aula 2: Ovos.
Aula 3: Pães e massas
Aula 4: Gastronomia MolecularTécnicas Espectroscópicas Avançadas utilizando a Luz Síncrotron
Resumo:Introdução sobre a luz síncrotron e a nova fonte de luz brasileira, Sírius, além de fundamentos e aplicações de técnicas como XPS, NEXAFS, Fluorescência de Raios X e espectroscopia Auger.
Curso de 20 horas nos dias de segunda, terça, quarta, quinta e sexta de 8h00 até 12h00 com certificação. Professora: Paula Fernandes de Aguiar – IQ/UFRJ Curso de 16 horas nos dias de segunda, terça, quinta e sexta de 8h00 até 12h00 com certificação. Professor: Marco Antônio Chaer do Nascimento – IQ/UFRJ Cursos extras pela manhã (segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 08:00 às 12:00 h)
Validação de Métodos de Análise para Atendimento da Norma NBR/ISO 17025
Local: Bloco A Sala 519 do CT
Resumo: Nos últimos anos tem sido bastante comum a exigência da validação de um método, quando o laboratório oferece um serviço de análise.
Esta validação tem como objetivo assegurar ao cliente de que o laboratório conhece bem o método de análise em questão e já estabeleceu, através de diversas análises, alguns parâmetros relacionados ao método tais como, faixa linear, limites de detecção e de quantificação, recuperação, previsão, entre outros.
Ter estes parâmetros bem estabelecidos é fundamental para definir a extensão da aplicabilidade do método e, consequentemente, saber se será possível atender a necessidade do cliente.
Existem algumas normas/documentos/diretrizes que estabelecem quais são estes parâmetros e sugerem formas de demonstrar o atendimento a estes parâmetros.
O atendimento à grande maioria destes parâmetros, chamados de critérios de desempenho, é demonstrado através de testes estatísticos.
O objetivo do curso é apresentar as normas/documentos/diretrizes mais usadas, assim como os critérios de desempenho exigidos, além de discutir as melhores formas de atender as exigências destas normas/documentos/diretrizes.Teoria da Ligação Química
Local: Bloco A Sala 405 do CT
Resumo: A evolução dos conceitos de estrutura química e estrutura molecular. Primeiras ideias sobre ligação química. Evolução dos modelos atômicos. O átomo de Schroedinger. Átomos polieletrônicos e estrutura eletrônica. E a ligação química? Orbitais atômicos dos elementos ao longo da tabela periódica. A construção de moléculas a partir dos seus átomos constituintes. Como a forma e o tamanho dos orbitais atômicos envolvidos nas ligações químicas definem as propriedades moleculares: exemplos utilizando moléculas diatômicas e poliatômicas. Interferência quântica e a origem das ligações químicas. Ligações covalentes, polares e iônicas: existe realmente uma diferença entre elas?
Requisitos: Química Geral (obrigatório), Cálculo I e Física I (recomendáveis).
Cursos de 10 horas nos dias de segunda, terça, quarta e quinta de 14h45 até 17h15 com certificação Local: Auditório do CT Professores: Thaís Nogueira Barradas – IFRJ e João Paulo Duarte Guimarães – L’oreal Local: Bloco A Sala 624 do CT Professor: Professor Robério Fernandes Alves de Oliveira, Engenheiro Químico – Diretor Técnico-Científico da Associação Brasileira de Química Tópico 2: Sistema de Gestão da Segurança Química Local: Bloco A Sala 611 do CT Professoras: Maria Isabel Spitz Argolo – Graduação em Química pela UFF; Mestre em Química pela PUC-Rio e Doutoranda em Química na UFRJ e Profª Elaine Ferreira Chagas, Graduação em Licenciatura em Educação Artística, habilitação em artes plásticas pela UFRJ, restauradora e conservadora de bens artísticos e culturais Local: Bloco A Sala 530 do CT Professoras: Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco – Graduação em Engenharia Química e Química Industrial pela UFF, mestrado e doutorado pela UFRJ e Pós-doutorado no Lawrence Berkeley National Laboratory, Estados Unidos e Viviane Alves Escócio – Graduação em Química Industrial pela UFF, mestrado e doutorado pela UFRJ Local: Bloco A Sala 633 do CT Professora: Profa. Dra. Jussara L Miranda – – IQ/UFRJ Local: Bloco A Sala 519 do CT Professora: Vera R. Leopoldo Constantino – Instituto de Química – USP Local: Bloco A Sala 521 do CT Professor: Josué Sebastian Bello Forero – UFRJ Cursos à tarde (segunda, terça, quarta e quinta, das 14:45h às 17:15h)
Cosméticos: Fórmula e Conteúdo
Resumo: O Brasil hoje ocupa a 3ª posição no mercado mundial de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ficando apenas atrás de Japão (2º) e Estados Unidos (líder mundial), segundo dados da ABIHPEC. A preocupação cada dia maior com boa aparência, bem–estar e qualidade de vida impulsionam o setor de cosméticos. A participação crescente das mulheres no mercado de trabalho, o aumento significativo da expectativa de vida, a busca incessante da “eterna juventude” e o verdadeiro “culto à beleza”, são fatores que continuam alavancando este setor da economia. A potencialidade deste mercado é responsável por cerca de 57.000 empregos diretos na área de produção e administração, 27.000 empregos em lojas de franquias, mais de um milhão e meio de pontos de trabalho em vendas diretas e 1.200.000 oportunidades diversificadas junto aos profissionais de beleza. É, portanto, nas mãos, um dos setores da economia que mais cresce, no Brasil e no mundo. O Curso Cosméticos: Fórmula e Conteúdo apresentará a química por trás dos principais produtos cosméticos, os principais métodos físico-químicos utilizados para o controle de qualidade dos cosméticos e as últimas inovações na área, como nanotecnologia e impressão 3D. Além de uma abordagem de pesquisa e desenvolvimento aplicada a produtos de tratamento capilar com objetivo de apresentar a ciência por trás dessa categoria de cosméticos e o fluxo de desenvolvimento da Pesquisa & Inovação na L’oreal até a chegada do produto ao consumidor.Gestão da Segurança Química em Laboratórios
Objetivo Geral: Desenvolver os principais conceitos relacionados à segurança química, que irão nortear a preparação e implantação de um programa de Gestão da Segurança Química em Laboratórios, visando uma metodologia de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Conteúdo Programático:
Tópico 1: Segurança
A importância da Química em Conservação e Restauro de Obras de Arte
Objetivo: A Química é uma Ciência que pode auxiliar estudantes e profissionais de Conservação e Restauro, Museologia, Biblioteconomia, Arquivologia e áreas afins a compreender os materiais que compõem as obras de Arte, assim como os processos de degradação os quais elas sofrem ao longo dos anos. Da mesma forma, ter conhecimentos gerais sobre a importância da Preservação do nosso Patrimônio nos torna mais cidadãos. A relação entre a Química e a Arte é, portanto, transdisciplinar. Nesse curso, serão abordados os principais materiais utilizados em Arte e Conservação-Restauro e de que forma o Químico pode se tornar um Cientista da Conservação.Tecnologias para Reciclagem de Polímeros
e pós-doutoranda na UFRJ.
Objetivo: O curso cujo tema será “Tecnologias para Reciclagem de Polímeros” terá uma breve introdução de polímeros com definições, nomenclatura, classificação, estrutura molecular,propriedades térmicas, degradação, identificação, principais polímeros e depois abordará os processos de reciclagem, novas tecnologias de reciclagem, destino de resíduos, aterro sanitário, coleta seletiva, metodologias aplicadas, formas e tipos de reciclagem bem como a reciclagem de borracha e a reciclagem de fibras.Química Ambiental
Resumo: O curso de Química Ambiental abordará sucintamente as principais questões socioambientais atuais como a discussão sobre o Antropoceno e os 17 ODS propostos pela ONU, a relação entre as matrizes energéticas e a economia de baixo carbono, os acordos climáticos de Kyoto e o de Paris, o aquecimento global e a natureza dos gases dos efeito estufa, os principais processos e tecnologias para capturar e converter o CO2, principal gás do efeito estufa, a qualidade do ar e a toxicologia do monóxido de carbono e do ozônio troposférico, os resíduos sólidos e a reciclagem e a extração mineral no Brasil e os seus impactos socioambientais. Ao final do curso, será proposta a elaboração de um projeto socioambiental.
Ementa:
Química descritiva: conectando fatos para identificar tendências
Resumo: Por que o preço dos fertilizantes está atrelado à produção de petróleo? Por que o lítio é hoje conhecido como “ouro branco”? A resposta a essas e outras perguntas requerem conhecimento sobre os elementos químicos, seus arranjos e propriedades, distribuição no planeta e nos organismos vivos, processos de extração e de transformação (que mudam em função, por exemplo, de fatores econômicos, legislações ambientais e de segurança). Esses tópicos compõem a química descritiva, que constitui parte importante do conhecimento científico e tecnológico contemporâneo. Neste curso, os elementos químicos serão estudados segundo uma abordagem diagonal da tabela periódica, isto é, considerando o grau de complexidade estrutural de suas substâncias simples: dos gases nobres (espécies monoatômicas) às moléculas diatômicas (como hidrogênio, nitrogênio e oxigênio), poliatômicas e catenadas (de fósforo, enxofre e carbono) até os metais. Duas classes importantes e interessantes de compostos serão exploradas (compostos com hidrogênio e com oxigênio) e suas propriedades comparadas buscando tendências ao longo dos períodos da Tabela Periódica. Conceitos fundamentais de química serão empregados na construção e organização de ideias com a finalidade de interpretar o comportamento dos materiais selecionados.Química de Corantes: Síntese e Aplicações
Resumo: Os corantes tingem nossas roupas, nossos móveis, acessórios, colorem até nosso cabelo. Os corantes são compostos de moléculas naturais ou feitas pelo homem cujas origens remontam a milhares de anos atrás. A descoberta e a utilização dos corantes levou à criação e expansão das maiores companhias químicas hoje existentes no mundo. Neste curso serão abordados os principais tópicos da química de corantes naturais e sintéticos, dentre eles o desenvolvimento histórico, determinação estrutural, biossíntese, síntese industrial, aplicações tecnológicas e impacto ambiental.
Cursos de 16 horas nos dias de segunda, terça, quarta e quinta de 13h15 até 17h15 com certificação Sala: LadQUIM – Polo de Xistoquímica Professores: Joaquim Fernando Mendes da Silva – UFRJ, Viviane Gomes Teixeira – UFRJ, Adriana dos Santos Lages – UFRJ e Antônio Carlos de Oliveira Guerra – UFRJ Local: As aulas serão desenvolvidas no Laboratório Didático de Química (LaDQuim) do IQ/UFRJ Resumo: A Constituição de 1988 é um marco em relação ao reconhecimento da igualdade entre os cidadãos, evidenciando que todos devem ter o mesmo tratamento perante a lei e na lei. Apesar desse avanço constitucional, muito ainda temos que progredir diante de desigualdades como, por exemplo, a da qualidade do ensino básico, que tem apresentado problemas claros, indicados por testes de proficiência como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os resultados desses testes revelam, além da baixa qualidade da educação de forma absoluta, uma desigualdade em termos de desempenho relacionada a sexo, cor/raça, região e sistema de ensino, o que demonstra como os fatores socioeconômicos e culturais determinam o sucesso escolar no Brasil. A fim de que se consiga não somente atingir a melhoria da qualidade de ensino, mas também a equidade de desenvolvimento cognitivo entre alunos(as) de diferentes características, é necessário considerar ações que envolvam as três estruturas que influenciam tal desenvolvimento, ou seja, a escola, a família e a condição socioeconômica e cultural. Dentre esses, a escola se constitui como um espaço de construção sistematizada de saberes específicos que visa proporcionar ao indivíduo a reflexão sobre conhecimentos construídos pela humanidade superando o senso-comum. A educação científica na escola tem, portanto, a função de formar cidadãos com potencial de participação crítica na elaboração e análise de políticas de desenvolvimento científico, tecnológico e econômico de sua sociedade. Sendo assim, este minicurso tem por objetivo trazer ao licenciando/professor estratégias metodológicas de ensino de ciências que visem à melhoria do desempenho de alunos pertencentes a grupos menos favorecidos. Conteúdo:Cursos extras à tarde(segunda, terça, quarta,quinta e sexta, das 13:15h às 17:15h)
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EQUIDADE SOCIAL
Módulo I: Ensino de Ciências por investigação;
Módulo II: Equidade social e a escola;
Módulo III: Teoria histórico-cultural de Vigotski;
Módulo IV: Experimentos de ensino de Ciências, sendo este último de aula prática.
Cursos de 10 horas nos dias de segunda, terça, quarta e quinta de 19h00 até 21h30 com certificação História da Ciência: Importância das Mulheres na sua Construção Local: Bloco A Sala 530 do CT Professora: Mychelle Alves Monteiro – UFF Módulo II (Carga horária – 2,5h): Módulos III e IV (Carga horária – 5h): Local: Bloco A Sala 624 do CT Professoras: Taís dos Santos – CEFET/RJ e Valéria Pereira – CEFET/RJ Local: Bloco A Sala 611 do CT Professor: Daniel Grasseschi – DQI/IQ-UFRJ Local: Bloco A Sala 633 do CT Professor: Dr. Frederico Silva Castelo Branco -Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos / Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Local: Sala do Futuro (519a) Bloco A do CT Professor: Luan Duarte de Souza – UFRJ – PROFQUICursos à noite (segunda, terça, quarta e quinta, das 19:00h às 21:30h)
Resumo: O curso busca promover discussões e reflexões sobre as temáticas gênero no âmbito da educação, mercado de trabalho e ciência e tecnologia. Apresentando um histórico recente do Brasil sobre as questões de gênero, educação da mulher e relações de trabalho. Também será destacado as contribuições de mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo, além de trazer infográficos sobre equipamentos de laboratório e taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência.
Conteúdo:
Módulo I (Carga horária – 2,5h):
O papel das práticas pedagógicas e metodologias de aprendizado no Ensino de Química… “admiráveis aulas novas” em tempos modernos.
Objetivos: No atual cenário educacional, não cabe mais um Ensino de Química baseado apenas na memorização de fórmulas, leis e teorias. As significativas mudanças sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento científico-tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido nas ações dos alunos na sala de aula; o que tem requerido uma análise do processo de ensino-aprendizagem, por parte dos docentes. Dessa forma, faz-se necessário uma reflexão a respeito do processo educacional, onde teoria e prática caminhem juntas visando um favorecimento no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Nesse sentido as práticas pedagógicas e metodologias de aprendizado ganham destaque no cotidiano escolar. Diante deste contexto, este curso tem por objetivo refletir, discutir e exemplificar algumas práticas pedagógicas, além de metodologias de aprendizado inseridas no Ensino de Química, tais como sequências didáticas, projetos, controvérsia controlada, entre outras. Nessa perspectiva, discutiremos sobre a prática interdisciplinar, a contextualização, CTS e práticas pedagógicas que visam uma formação crítica, reflexiva e sobretudo participativa na sociedade, por parte dos discentes.O Universo Nano
Objetivos: As propriedades diferenciadas de nanomateriais, principalmente as provenientes da interação com a luz, têm grande impacto em diferentes áreas da ciência: química, física, biologia, engenharia, medicina e etc.
A aplicação de nanomateriais em biomedicina, catálise, eletrocatálise, sensoriamento, fotônica e computação óptica, geração de energia, dentre outras, vêm crescendo constantemente e tem potencial de melhorar a qualidade de vida e a competitividade industrial.
Nesse minicurso faremos um histórico do desenvolvimento da nanotecnologia, discutindo o descobrimento de diferentes materiais e técnicas que levaram ao que conhecemos nos dias atuais como nanociência. Serão abordados métodos de síntese de diferentes materiais como, nanopartículas metálicas, pontos quânticos semicondutores e materiais bidimensionais, como e dicalcogenetos de metais de transição.
Veremos porque na escala nanométrica as propriedades físicas e químicas dependem, em sua grande parte, das dimensões dos materiais e das características de superfície e da sua interface e discutiremos suas mais variadas aplicações.A Síntese Orgânica Como Ferramenta da Química Medicinal: O Caminho Para a Descoberta de Novos Fármacos
Objetivos: Neste curso será abordada a importância da síntese orgânica dentro da química medicinal. Serão apresentadas algumas das principais reações que viabilizam a síntese dos principais fármacos do mercado, bem como de substâncias em fase de avaliação pré-clínica e clínica, além da lógica envolvida na elaboração de suas rotas sintéticas originais. Também serão abordadas as alternativas de obtenção, por via sintética, de fármacos de origem natural. Não obstante, serão discutidos aspectos experimentais do dia a dia de um laboratório de química medicinal, especificamente no que tange à síntese orgânica. Finalmente, serão apresentados softwares que auxiliam os pesquisadores no planejamento e execução destes processos, sob a forma de tutoriais práticos. Desta forma, é esperado o desenvolvimento do interesse da aluna ou aluno por esta área do conhecimento, além da consolidação dos princípios essenciais que serão importantes caso decida ingressar nesta desafiante jornada pela saúde da humanidade.Recursos Tecnológicos Auxiliares ao Ensino de Química
Objetivos: Neste curso serão abordados diversos recursos didáticos e tecnológicos que podem auxiliar o professor de Química, em formação ou já graduado, na elaboração de aulas e atividades pedagógicas. Nele serão abordados os seguintes tópicos: apresentação do minicurso e explanação sobre sua concepção; conceitos introdutórios sobre novas tecnologias na educação e ferramentas multimídia; programas e aplicativos; ambientes virtuais de aprendizagem; ferramentas para avaliação online; recursos de áudio e vídeo; jogos e simuladores; textos e bases de dados para pesquisa bibliográfica; e sites com conteúdo didático para o ensino de Química. Os participantes serão instruídos, ao longo do curso, sobre como utilizar de forma básica cada um dos recursos e ferramentas apresentadas. Por fim, será feita uma avaliação geral sobre as atividades realizadas junto com os participantes, e algumas considerações finais sobre o curso. Com esta proposta, espera-se que os presentes conheçam e façam uso dos objetos educacionais abordados e utilizem este material para complementar e melhorar sua prática pedagógica.
Palestrante: Prof. Dr. Júlio Carlos Afonso – IQ/UFRJ, Prof. Dr. Thiago Messias Cardozo – IQ/UFRJ e Marcos Aurélio da Silva Francisco – IQ/UFRJ Palestrante: Diana Paula de Pinho Andrade – OV-UFRJ Palestrante: CRQ-III Palestrantes: Rodrigo José Corrêa – IQ/UFRJ Palestrante: Ricardo Augusto de Melo Reis – IBCCF / CCS / UFRJ Palestrante: Equipe da Minerva Rockets – UFRJ Palestrantes: Juliana de Azevedo Freitas – Procter & Gamble, Valquirya Caetana Dias – Iconic Lubrificantes, Marcus Vinicius de Mattos Silva – IQ/UFRJ, Thiago Carvalho Cardoso – Metrohm e Luis Felipe Maciel da Silva – Daniel Advogados Palestrante: Bruna Cassanho – Merck Professor: Murilo Santana Rangel – IF/UFRJ Palestrante: Roberto de Barros Faria – IQ/UFRJ Palestrante: Maria Domingues Vargas – IQ/UFRJ Palestrante: Tiago Lima da Silva – IQ/UFRJ, Cristian Follmer – IQ/UFRJ, Nathan Bessa Viana – IF/UFRJ, Davi da Silva San Gil – IFRJ e Graham Andrew Craig Smith – IM/UFRJPalestras
Mesa de Abertura: Os 150 anos da Tabela Periódica
Resumo: A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017,durante sua 74ª Reunião Plenária,proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements –IYPT 2019).
O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta da Sistema Periódico, pelo químico russo Dmitri Mendeleev. O IYPT 2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. O Ano Internacional visa a reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras e aplicadas.
O IYPT 2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e econômicos dessa área.
Desde que a Tabela foi concebida, novos elementos foram descobertos e por esse motivo a mesa de abertura visa explorar os aspectos do passado, presente e futuro da Tabela Periódica
Site oficial do IYPT 2019 (em inglês): https://www.iypt2019.org/Astroquímica: A Origem dos Elementos Químicos
Resumo: A idéia central deste seminário é mostrar a origem de todos os elementos químicos que compõem a tabela periódica. Serão apresentados os ambientes onde esses elementos químicos são formados, começando pela origem do nosso universo até a formação dos elementos mais pesados no interior das estrelas de alta massa.A Indústria Química e as oportunidades para área da Química no estado do Rio de Janeiro
Resumo: Em breve…Uma breve introdução à fotoacústica e suas aplicações
Resumo: A espectroscopia fotoacústica (EF) se baseia na detecção do calor emitido por uma amostra que foi irradiada por uma fonte de luz pulsada. As possibilidades de emprego desta técnica ultrapassam as demais técnicas espectroscópicas pois permitem o emprego de praticamente todo o espectro eletromagnético como fonte de irradiação, ou seja, a EF pode ser usada para estudar a matéria, e suas reações, desde regiões abaixo do UV até o IV, independemente do estado da matéria sob investigação. O efeito fotoacústico foi descoberto por Alexander Graham Bell em 1880 e, resumidamente, pode ser entendido da seguinte forma: após a absorção de radiação pulsada apropriada, a matéria (no estado fundamental) se excita eletrônica ou vibracionalmente. Esta energia absorvida, após um lapso de tempo, que pode ir desde femtossegundos a milissegundos, é liberada para o meio concomitantemente ao retorno para seu estado fundamental. Parte desta energia pode retornar ao meio como calor e como a fonte de excitação é pulsada, a energia liberada no meio (que também é pulsada e em escalas de tempo muito curtas) gera um pulso de calor que é transmitido no meio como uma pequena explosão. Esta “explosão” pode ser detectada e sua intensidade medida em função do tempo, funcionando como uma assinatura da espécie sob estudo e permitindo, até mesmo, acompanhar a reações químicas.Neste curso serão apresentadas os fundamentos da EF assim como algumas aplicações da técnica.A neuroquímica do amor: como o sistema de recompensa lida com estímulos hedônicos
Resumo: O amor é uma valência multivariável percebida no sistema de recompensa do cérebro, o circuito mesocortico-limbico. Esse sistema, conservado há milhões de anos, evoluiu tendo múltiplos transmissores e hormônios, e a liberação de dopamina como elo na convergência de estímulos motivadores. Alterações no circuito podem levar a uma dependência, inclusive amorosa, comparada às drogas mais potentes.Minerva Rockets: A Química dos Foguetes
Resumo: O Grupo Minerva Rockets de Pesquisas Aeroespaciais é um grupo de pesquisa discente fundado em 2016 por alunos de Engenharia no Centro de Tecnologia da UFRJ. Tem como objetivo atuar de forma integrada à Universidade no processo de formação de profissionais de alto nível, empreendedores e inovadores, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do país. Para atender a esses fins, desenvolve projetos de engenharia no âmbito do setor aeroespacial, em especial, foguetes, satélites, trajes espaciais e os instrumentos de suporte necessários a esse desenvolvimento. Por isso, se você quer saber mais sobre a ciência aeroespacial, em especial sobre a química de propelentes de foguetes, não deixe de participar da palestra “propelentes para foguetes e a ciência aeroespacial”.A Vida Pós-formatura: Empregabilidade no Ramo de Química
Resumo: Esta mesa redonda contará com 5 convidados graduados no Instituto de Química da UFRJ que, em uma conversa com os participantes, vão discutir sobre os diferen rumos tomados após suas formaturas e sobre as demandas de conhecimento em cada área.Merck – Resolvendo os Problemas mais Difíceis da Ciência
Resumo: Em breve..Como estudar o incrível mundo subatômico no LHC/CERN
Resumo: A pesquisa das interações entre as partículas fundamentais é de enorme importância para nossa compreensão da história Universo. O grande colisor de hádrons (LHC/CERN) é a atualmente ferramenta mais importante que temos para estudar as partículas elementares e medidas inéditas têm sido realizadas desde o início do seu funcionamento em 2010. O planejamento atual é que o LHC opere até pelo menos 2035, e espera-se que nossa compreensão sobre a natureza do indivisível avance drasticamente. Nessa palestra, vamos discutir a importância dos resultados obtidos no LHC.Complexidade em Química: Reações Oscilantes, Reações Relógio e Caos
Resumo: A grande área da Complexidade abrange muitos temas, aparentemente distintos, como as correntes oceânicas, os furacões, as oscilações das bolsas de valores, o sistema imunológico, a propagação das epidemias, e muitos outros. Na química, sistemas fora do equilíbrio podem apresentar comportamentos surpreendentes como as reações relógio, as reações oscilantes, a propagação de ondas químicas e até mesmo ondas químicas estacionárias (estruturas de Turing). Nesta palestra, serão abordados alguns princípios gerais da complexidade e exemplos de sistemas químicos complexos.Ética e integridade na ciência
Resumo: Em breve…Mesa de Encerramento: O que é Vida?
Resumo: Qual é a diferença entre você e uma rocha? Essa parece ser uma pergunta fácil, e até mesmo estúpida e sem sentido. Mas mesmo as pessoas mais inteligentes no mundo não sabem muito bem onde traçar a linha que separa as coisas que consideramos vivas das que consideramos mortas, o que nos leva a implicações de tirar o fôlego! O que é a vida? O que a Biologia, Ciência que estuda a Vida, diz? E a Química, a Física, a Matemática e a Filosofia dizem? E o que seria a morte então? O Físico Erwin Schrödinger define “vida” como tudo aquilo que evita decair em desordem e equilíbrio, e é inspirado no seu livro “O que é Vida?” que decidimos organizar esta mesa de encerramento para a 27ª Semana da Química, contando com a participação de diversos profissionais para refletirmos acerca desta complexa questão!
Palestrante: Nanci Câmara de Lucas Garden – Laboratório de Fotoquímica/UFRJ Palestrante: Claudia Moraes de Rezende – IQ/UFRJ A Semana de Química tem como objetivo principal incentivar os estudos na área de Química, através da produção e difusão de conhecimentos, divulgação de novas tecnologias e tendências, além de promover a interação com profissionais da área, preparando melhor os estudantes para o atual mercado de trabalho. Na programação, há diversos Cursos nos períodos da manhã, tarde e noite, Palestras, Workshops, Visitas Técnicas a Indústrias, Centros Avançados de Pesquisa e Laboratórios, bem como outras atividades especiais de cunho acadêmico, como a Exposição do acervo da Museu da Química Professor Athos da Silveira Ramos. A Semana da Química não é destinada somente aos alunos da UFRJ. É aberta a todos os estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da Química vinculados a diversas instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, como: UFF, UERJ, UFRRJ, PUC, IFRJ, FIOCRUZ, UNIGRANRIO, SEBRAE, EMBRAPA, CENPES, IME, COPPE, IEN, CETEM, entre outras. Originada em 1993, a Semana da Química ocorre anualmente e pode ser considerada um dos eventos acadêmicos de maior sucesso da UFRJ devido ao número sempre crescente de participantes, ao apoio de instituições governamentais e privadas e também ao reconhecimento dos alunos e dos professores do IQ/UFRJ e de outras Instituições. Para mais informações: www.semanadaquimica.org Workshops
Dos fundamentos às aplicações da interação entre a luz e a matéria
Resumo: Apesar de sua grande importância e de ser constante em nosso cotidiano as conseqüências da interação luz-matéria é pouco compreendida e até mesmo pouco explorada nos cursos de graduação de áreas afins.
Este Workshop visa, a partir de experimentos simples, demonstrar e explicar algumas consequências da interação luz-matéria. Serão discutidas algumas propriedades desta interação, como absorção, emissão e reflexão da luz e como elas são utilizadas, inclusive no nosso cotidiano.Química de Aromas
Resumo: O emprego dos aromas na alimentação, no embelezamento e na comunicação com o divino sempre fez parte da humanidade. Do século XX até os dias de hoje, a produção dos cheiros só se tornou possível através da Química. São muitas as moléculas e seus grupos funcionais nesta intrincada comunicação. Neste workshop, vamos conhecer um pouco desta história e sentir aromas representativos de classes variadas.