A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) divulgou, no dia 29 de outubro, a relação dos projetos de pesquisa contemplados no âmbito do Programa de Auxílio Básico à Pesquisa (APQ 1) – edição 2015/01.
Entre os selecionados nesta primeira chamada, há três projetos conduzidos por Professores do Instituto de Química da UFRJ:
– Projeto: “Abordagens multidisciplinares para o desenvolvimento de estratégias para o controle de insetos de importância médica” – Professora Ana Claudia do Amaral Melo (Departamento de Bioquímica);
– Projeto: “Prospecção do metabolismo de quitina para controle de vetores e doenças” – Professora Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso (Departamento de Bioquímica) ; e
– Projeto: “Reações Oscilantes” – Professor Roberto de Barros Faria (Departamento de Química Inorgânica).
….
O APQ 1 (Auxílio Básico à Pesquisa) visa financiar o desenvolvimento de projetos livremente escolhidos pelos pesquisadores, desde que sejam conduzidos por profissionais com grau de doutor ou equivalente, em todas as áreas de conhecimento, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.
O julgamento dos projetos foi realizado pelo corpo de coordenadores de área da FAPERJ. Foram analisados aspectos como mérito técnico-científico, originalidade, a qualificação do proponente em relação às atividades previstas para sua execução, a qualidade e regularidade de sua produção científica/tecnológica, divulgada em veículos qualificados, e sua contribuição para formação de recursos humanos nos últimos cinco anos. Igualmente importante foi a verificação da aplicabilidade e relevância da proposta para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social das diferentes regiões fluminenses.
No total, nesta modalidade, a FAPERJ selecionou 272 projetos, sendo 58 propostas provenientes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição com maior número de contemplados.
Acesse aqui a lista completa dos projetos beneficiados no APQ 1 – edição 2015/01.