O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Webmail do IQ

  1. Lançamento do Edital FAPERJ N° 18/2015 – Programa de Apoio a Pesquisas em Zika, Chikungunya e Dengue no Estado do RJ

    À Comunidade do IQ para ciência e divulgação:
     .
    A FAPERJ divulgou em 18/12/2015 o lançamento do Edital N° 18/2015 – Programa Pesquisa em Zika, Chikungunya e Dengue no Estado do RJ, cujo prazo para submissão de propostas on-line é de 18/12/2015 a 14/01/2016.
    .
    Com o montante inicial de recursos alocados no edital é de R$ 10 milhões, a serem repassados ao longo de dois anos, esta iniciativa visa o fomento de pesquisas sobre as doenças disseminadas pelo mosquito Aedes aegypti, abrangendo o estudo de três arboviroses – Zika, Chikungunya e Dengue  em diversos aspectos, tais  como:
    .
    (a) fisiopatologia das doenças,
    (b) aspectos clínicos das doenças,
    (c) diagnóstico das doenças,
    (d) epidemiologia das doenças,
    (e) interação vetor-vírus,
    (f) ecologia dos vetores envolvidos,
    (g) controle e monitoramento de vetores
    (h) diagnóstico e epidemiologia das doenças
    (i) desenvolvimento de kits-diagnostico para as doenças,
    (j) divulgação científica.
    .
    Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores com vínculo empregatício/funcional com Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
    .

    notícia completa...

  2. Inauguração do Laboratório Multiusuário de Espectroscopia de Fotoelétrons na Região de Raios X (XPS)

    À Comunidade do Instituto de Química,

    O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ) tem a honra de convidá-los para a solenidade de inauguração do Laboratório Multiusuário de Espectroscopia de Fotoelétrons na Região de Raios X (XPS), nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro de 2015, às 10:00 horas, na sala 601 do Centro de Tecnologia, Bloco A, localizado na Avenida Athos da Silveira Ramos, n° 149, Ilha da Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ.

    notícia completa...

  3. Projetos coordenados por Professores do IQ são contemplados no Edital FAPERJ N° 15/2015 “Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no RJ”

    A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) divulgou, no dia 16 de dezembro, a relação dos projetos contemplados no âmbito do Edital FAPERJ Nº 15/2015 – Programa de “Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro”.

    Entre os selecionados estão três projetos liderados por docentes do IQ-UFRJ, a saber:

    –  “PROSPECT-BIO II – Rede multidisciplinar em prospecção e aplicações em biotecnologia: biodiesel, biolubrificantes, biocidas e alvos farmacológicos”, coordenado pela Professora Denise Maria Guimarães Freire, docente vinculada ao Departamento de Bioquímica do IQ-UFRJ;

    “Sistemas nanoestruturados a base de ciclodextrina@sílica para terapia fotodinâmica”, projeto cuja coordenação é exercida pelo Professor Emerson Schwingel Ribeiro, do Departamento de Química Inorgânica de nossa Unidade; e

    – “Apoio a um grupo de pesquisa interdisciplinar da UFRJ e FIOCRUZ para a síntese de derivados de PZQ e estudos bioquímicos para melhoria da aplicabilidade clínica”, coordenado pela Professora Sabrina Baptista Ferreira, docente do Departamento de Química Orgânica do IQ-UFRJ.

    O Edital 15/2015 tem como objetivo principal o apoio à aquisição e à manutenção de equipamentos, bem como à execução de obras de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores com vínculo empregatício/funcional com Instituições de Ensino e Pesquisa do Rio de Janeiro.
    ….

    Acesse aqui a lista completa dos projetos beneficiados no supracitado Programa.

    Para informações adicionais, clique aqui.

    notícia completa...

  4. [ENCERRADO] Resultado da prova escrita da seleção para o Mestrado Profissional em Ensino de Química – Turma 2016

    A coordenação do Mestrado Profissional em Ensino de Química torna público o resultado da prova escrita da seleção para o ingresso – Turma de 2016.

    Clique aqui para ver o resultado

    Os recursos para este resultado serão recebidos nos dias 11 e 14/12/2015 na secretaria de pós-graduação do Instituto de Química das 11:00h às 16:00h.

    Em 15/12/2015 será divulgado o novo resultado após a análise dos recursos e a agenda das entrevistas.

    Atenciosamente,

    A coordenação.

    EDITAL NA ÍNTEGRA (Clique para abrir)

    notícia completa...

  5. Processo Seletivo para a Contratação de 02 Professores Substitutos para o Departamento de Química Orgânica

    A Pró-Reitoria de Graduação – PR1 divulgou o Edital n° 445, de 03/12/2015, que regulamenta o Processo Seletivo Público para a Contratação de 02 (dois) Professores Substitutos (20 horas) para o Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química.

    As inscrições para esta Seleção foram gratuitas e puderam ser efetuadas nos 04, 07, 08, 09 e 10 de dezembro de 2015, no horário das 10:00 às 17:00 horas, no 7º andar do Instituto de Química, localizado na Avenida Athos da Silveira Ramos, n° 149 Bloco A, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ.

    Para informações adicionais, acesse aqui o Edital 445, de 03/12/2015 e seus anexos.

    Confira aqui os Programas das Provas de Seleção, o Cronograma e os critérios desta Processo Seletivo.

    Para acessar o Calendário Modificado das Provas, clique aqui.

     

    notícia completa...

  6. Projetos multi-institucionais conduzidos por Professores do IQ-UFRJ são contemplados no Edital FAPERJ de “Apoio à Aquisição de Equipamentos de Grande Porte”

    A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) divulgou, no dia 10 de dezembro, a relação dos dezessete projetos contemplados no âmbito do Edital FAPERJ Nº 13/2015 – Programa de “Apoio à Aquisição de Equipamentos de Grande Porte para Instituições de Ensino Superior e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro”.

    No rol dos projetos selecionados estão: 

    –  “Aquisição de um Espectrômetro de Massas de Alta Resolução para uso Interinstitucional”, projeto coordenado pelo Professor Claudio José de Araujo Mota (IQ-UFRJ) e vice-coordenado pela Professora Valéria Laneuville Teixeira (UFF), cujas Instituições Consorciadas são a UFRJ, UFF, UFRRJ e NORTEC.

    “Análise proteômica como ferramenta no estudo da estabilidade de cor da carne de bovinos Bos indicus”, cujas coordenação e vice-coordenação são exercidas respectivamente pelos Professores Carlos Adam Conte Junior (UFF) e Vania Margaret Flosi Paschoalin (IQ-UFRJ). Participam como Instituições Consorciadas a UFF, UFRJ e a EMBRAPA.

    Este Edital possui como objetivo principal financiar a aquisição de equipamentos multiusuários de grande porte, necessários para o desenvolvimento de linhas de pesquisa ativas ou projetos a serem implementados.

    Cada proposta foi apresentada por equipes multidisciplinares compostas por, no mínimo 15, pesquisadores com vínculo empregatício/funcional nas instituições de ensino e pesquisa consorciadas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, entre os quais foi designado um coordenador e um vice-coordenador – pesquisador de reconhecimento nacional e/ou internacional, que seja Pesquisador 1 do CNPq e/ou Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Os demais participantes foram considerados pesquisadores consorciados. Foram aceitas apenas propostas multi-institucionais, constituídas por, pelo menos, três instituições diferentes. Também o coordenador e o vice-coordenador precisavam ser de instituições distintas e pelo menos oito pesquisadores do grupo deveriam ser de instituições que não a do coordenador. De forma inovadora, o programa abriu a oportunidade para a participação de empresas que poderiam se interessar pelo uso compartilhado do equipamento.

    Os projetos foram avaliados por um Comitê Especial de Julgamento, multidisciplinar e multi-institucional, designado pela diretoria da Fundação e, entre os critérios de avaliação, foram considerados tanto o mérito técnico-científico; seu caráter multidisciplinar e interinstitucional; seu escopo multiusuário de utilização; e a capacidade de articulação interinstitucional das diversas equipes de pesquisadores, para procurar evitar adquirir-se equipamentos similares para instituições próximas. Também pesou na avaliação o impacto do projeto no desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu nas instituições em que se originaram as propostas e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, ambiental, econômico e social do estado do Rio de Janeiro.
    ….

    Acesse aqui a lista completa dos projetos beneficiados no supracitado Programa.

    Para informações adicionais sobre este tema, clique aqui.

    notícia completa...

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Filter by Custom Post Type

Mostrar mais resultados