Plano de Gerenciamento de Resíduos Químicos do IQ – Participe!

Com o propósito de implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ) no IQ/UFRJ, que forneça orientações sobre a forma correta de separação, tratamento e descarte de resíduos químicos, o Instituto de Química da UFRJ está realizando um Projeto de Extensão, intitulado ‘Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais do IQ/UFRJ’, sob a coordenação das Profas. Virgínia Verônica de Lima e Marlice Aparecida Sípoli Marques (DQA – IQ/UFRJ).

O manejo inadequado dos resíduos gerados pelos laboratórios acadêmicos, que utilizam insumos químicos em suas rotinas de trabalho, pode levar a sérias contaminações nos ecossistemas, colocando em risco a saúde pública e ambiental das nossas comunidades urbanas.

No contexto desse trabalho, a 1º fase inclui a realização do diagnóstico da situação do IQ/UFRJ em relação ao levantamento do inventário do passivo e do ativo de resíduos químicos da Unidade, que está sendo realizado junto aos docentes do IQ; e avaliação dos procedimentos de gerenciamento de resíduos químicos e infectantes dos laboratórios do IQ que trabalham com insumos químicos.

Para avaliar o conhecimento do aluno em relação às práticas de gerenciamento de resíduos no seu local de trabalho, solicitamos que todos os discentes (estagiários, iniciação científica, mestrado, doutorado), de quaisquer laboratórios que utilizem insumos químicos, respondam ao questionário clicando AQUI

Com a sua colaboração, esperamos concluir essa avaliação até o final do mês de JULHO.

A participação de vocês é essencial para o sucesso do projeto!

carta_apres_sumula_proj_pgrq_iq_ufrj_discente-1

carta_apres_sumula_proj_pgrq_iq_ufrj_discente-2carta_apres_sumula_proj_pgrq_iq_ufrj_discente-3