Quimica – Atribuições Tecnológicas
Grade curricular (SIGA-UFRJ)
–
Apresentação
O curso de Química do Instituto de Química da UFRJ tem suas origens na antiga Faculdade Nacional de Filosofia (F.N.Fi.), onde, em 1939, foi criado o curso de Química. Com a extinção da F.N.Fi., este curso passou a ser de responsabilidade do Instituto de Química, onde a formação do profissional químico sempre se encontrou fortemente associada à pesquisa de excelência nesta área.
Em 1990, após um exaustivo trabalho envolvendo o corpo docente e discente, uma ampla reforma curricular do Curso foi implementada. Essa reforma, além de ampliar o curso para 10 períodos, introduziu uma ampla flexibilização, com a inclusão na grade de um enorme elenco de disciplinas complementares, tanto de escolha condicionada como restrita, além dos Requisitos Curriculares Complementares obrigatórios (Projeto de Curso e Seminários) e de escolha condicionada (Estágio).
No segundo semestre de 2019 uma nova reforma curricular foi implementada, com as seguintes alterações na grade de oferta de disciplinas:
- Introdução de 360h de atividades curriculares de extensão obrigatórias;
- Introdução de ‘Educação em Direitos Humanos’ como tema transversal, contemplado nas atividades/disciplinas: IQWK01 (Seminários), IQA230 (Química Ambiental) e IQO485 (Tecnologia Química), e na disciplina optativa NEP110 (Fundamentos dos Direitos Humanos: marcos legais, sociais, políticos e culturais, 60h), de forma a atender o art.6º da resolução CNE/CP no 1/2012;
- Introdução de ‘Educação das relações étnico-raciais’, e de ‘Ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena’ como temas transversais, e na disciplina optativa Dança Afro-Brasileira (60h), de forma a contemplar a Lei no645 de 10/03/2008 e Resolução CNE/CP no 01 de 17.06.2004;
- introdução de ‘Educação ambiental’ como tema transversal e na disciplina obrigatória Química Ambiental (30h), exigida pela Lei no 9795 de 27.04.1999 e Decreto no 4281 de 25 de junho de 2002;
- acréscimo no número de disciplinas de cunho tecnológico, de forma a contemplar o currículo mínimo estabelecido pelo Conselho Federal de Química (CFQ), na Resolução Ordinária no 1511 de 12.12.1975, para a formação do Químico Tecnológico;
- Obrigatoriedade de cursar 10 créditos em disciplinas eletivas e 02 créditos em disciplinas de escolha livre, de forma a oferecer aos alunos do curso de Química-Atribuições Tecnológicas a oportunidade de entrar em contato com temas atuais e relevantes das áreas da Química, a escolha do discente.
Também foram propostas alterações na periodização de algumas disciplinas, para adequar a grade horária do curso aos novos horários de oferta dessas disciplinas.
O currículo atual está estruturado da seguinte forma:
Curso: Química-Atribuições Tecnológicas.
Duração do Curso: 10 períodos.
Currículo: Bacharelado em Química
Disciplinas Obrigatórias: 155 créditos, 2685h
Requisitos Curriculares Suplementares Obrigatórios – 735 horas (Seminários – 15h, Projeto Final de Curso – 180h – 4 créd., Iniciação Científica ou Estágio – 180h – 4 créd., Atividades RCS/Extensão – 360h)
Disciplinas optativas e de escolha livre: 10 + 02 créditos (12 créditos, 180h)
Total: 3600 horas (177 créditos)
Vagas oferecidas: 50 (entrada anual, 1º semestre)
Turno de funcionamento: manhã e tarde (horário integral)
Atuação Profissional: Indústrias de Petróleo e Petroquímica, Farmacêutica, Cosmética, Tratamento de Efluentes.
Mercado de Trabalho: Indústrias Químicas, Laboratórios Industriais e Centros de Pesquisa.
A qualidade do ensino proporcionado pelo Instituto de Química pode ser avaliada pelo excelente desempenho dos nossos alunos em exames nacionais como o ENADE, bem como pelo fato de um grande número de nossos ex-alunos encontrarem-se hoje trabalhando em empresas de grande porte e em órgãos governamentais, como a Petrobras, a ANVISA e a FIOCRUZ.
O curso de Química – Atribuições Tecnológicas forma profissionais aptos a trabalharem em diversos setores da indústria química, além de conferir uma formação sólida para os que almejam prosseguir em uma carreira acadêmica, através da realização de cursos de Mestrado e Doutorado. O Químico, formado pelo Instituto de Química, atua em diversos setores de importância vital para a sociedade. É fundamental no controle de qualidade de processos e produtos oriundos das indústrias químicas, incluindo-se a da química fina e a farmacêutica. Na pesquisa científica, tanto em universidades e centros de pesquisa como na indústria, atua na síntese de novos materiais e na busca de novos métodos de análise química. Desta forma, precisa de sólidos conhecimentos teóricos e experimentais nos vários ramos da química, para modelar experiências e projetos em escala de laboratório e de planta piloto, bem como de uma postura crítica para a interpretação dos resultados obtidos.
Para melhor atender a demanda dos profissionais especializados no mercado de trabalho, o aluno do Curso de Química – Atribuições Tecnológicas pode optar por uma habilitação em “Químico do Petróleo”, com o apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Também, no âmbito da Graduação, sempre buscando uma atualização da grade curricular novas disciplinas têm sido implantadas, como Quimiometria e disciplinas ligadas à Química de Petróleo.
O Instituto de Química participa também de convênios internacionais para alunos de graduação, como o estabelecido com a École Polytechnique de Paris, um programa de intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores para o desenvolvimento de atividades acadêmicas. Essa mobilidade entre estudantes de diferentes países tem se mostrado bastante profícua na formação do futuro profissional.
.
Coordenadora do Curso de Química – Atribuições Tecnológicas:
Professora Rosane Aguiar da Silva San Gil
E-mail: rsangil@iq.ufrj.br
Telefone: (21) 3938-7264
Publicação da Designação no D.O.U. de 31/03/2016 (PDF)
Publicação da Designação no Boletim UFRJ n° 14/2016 – Portaria n° 2685 de 29/03/2016 (PDF)
…..
Composição da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) do Curso de Química – Atribuições Tecnológicas (PDF)
Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) Curso de Química – Atribuições Tecnológicas (PDF)
Regimento do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Química – Atribuições Tecnológicas (PDF)
Publicação do Regimento no Boletim UFRJ n° 30/2016 (PDF)
Diretora Adjunta de Graduação:
Professora Rosane Aguiar da Silva San Gil
E-mail: rsangil@iq.ufrj.br
Telefone: (21) 3938-7264
Publicação da Designação no Boletim UFRJ n° 12/2016 – Portaria n° 2410 de 16/03/2016 (PDF)