No último dia 17 de setembro, no Auditório da Coppe, foi realizada a cerimônia de premiação dos laboratórios e instalações que tiveram seus sistemas de gestão auditados em 2015, dentro do Programa Self-Audit.
Na edição deste ano, foram laureadas 39 instalações da UFRJ, vinculadas à COPPE, ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), ao Centro de Tecnologia (CT) ou ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Entre os premiados, há a presença de dois laboratórios do Instituto de Química:
- o Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LaBiM), coordenado pela Professora Denise Maria Guimarães Freire; e
- o Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO), coordenado pelo Professor Claudio José de Araújo Mota.
Para análise do mérito na concessão dos certificados, a Assessoria de Gestão da Qualidade da Coppe/UFRJ (Coppe Q) analisa critérios de grande relevância como o cumprimento de normas de sistemas de gestão e a elaboração de métodos (procedimentos documentados).
O Programa Self-Audit é baseado na formação de auditores internos e na atuação de um corpo de auditores líderes. O programa segue um conjunto de normas de sistemas de gestão. As principais são a norma de qualidade NBR ISO 9001:2008, a norma ambiental NBR ISO 14001:2004 e a norma de segurança e saúde do trabalho BS OHSAS.
.